terça-feira, 7 de abril de 2009

Um índice nada orgulhoso – Analfabetismo Funcional

Pedimos a liberdade para transcrever o significado da expressão analfabeto funcional, segundo a Wikepédia: “Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras , geralmente frases, sentenças e textos curtos; e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade....”Após analisar os indicadores do último Censo Demográfico e Censo Escolar, realizado no ano 2000, nos do SOS Gonçalves, ficamos extremamente preocupados. Embora contando com uma população de 4123 habitantes, nossa Gonçalves tinha naquele ano, 1272 Analfabetos Funcionais; ou seja, 30,19% da população de Gonçalves. A média de analfabetismo na Região Sudeste é abaixo de 6%, portanto estamos muito, muito acima deste índice.

A nosso ver, este tipo de Alfabetização deveria se dar nas Comunidades. Para não cansar ninguém com índices, vamos apenas resumir os mesmos, uma vez que com base no Censo Demográfico e Escolar do ano 2000, dos 1272 cidadãos analfabetos funcionais em nossa cidade a distribuição é a seguinte:: 20 a 29 anos – 4,8%; de 30 a 44 anos – 10,9%; de 45 a 59 anos – 23,6% e com 60 anos à mais – 41,8%; sendo que mais de 70% dos analfabetos funcionais residem na Zona Rural. No nosso entender em seus próprios agrupamentos tudo seria bem mais fácil para esta população!!!

Em nossa cidade existe um curso de alfabetização de adultos, sendo que ele esta voltado hoje aos últimos anos do ensino fundamental.

Visitem as comunidades do Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=144260
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55140104
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=84365513

Participe,opine, critique, denuncie: sosgoncalves@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário