quarta-feira, 15 de abril de 2009

APA FERNÃO DIAS – Conhecendo um pouco

Muito se fala da Área de Proteção Ambiental Fernão Dias – APA Fernão Dias. Vamos conhecer um pouco e saber como anda a representação de nossa Gonçalves junto a ela.

Sua criação e implantação decorreram do processo de licenciamento ambiental do Projeto de Duplicação da Rodovia Fernão Dias (BR-381), uma vez que foram realizados vários estudos para avaliar o Impacto Ambiental que referida duplicação iria ocasionar. Inúmeras foram as avaliações e relatórios elaborados, quando também se avaliou a potencialidade para a criação e implantação da APA; estando incluídas nela as regiões das bacias hidrográficas dos rios Jaguari e Sapucaí Mirim, em Minas Gerais. Gonçalves tem grande importância com suas inúmeras nascentes e área de mananciais. São oito as cidades que a compõe: Toledo, Itapeva, Extrema, Camanducaia (Monte Verde), Gonçalves, Sapucaí-Mirim e parte dos municípios de Brasópolis e Paraisópolis.

Em decorrência da importância das inúmeras nascentes da região da Serra da Mantiqueira, que é responsável por grande parte do abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo e Campinas, que a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo formalizou solicitação de ampliação dos limites da APA Fernão Dias visando proteger toda bacia hidrográfica da região sul mineira.

A APA Fernão Dias tem como objetivo principal, garantir a proteção dos ecossistemas, promovendo o desenvolvimento sustentável nas regiões que abrangem.

Nas reuniões da APA são apresentados os problemas dos municípios envolvidos em relação ao meio ambiente. Assim, um empreendimento potencialmente poluidor não irá passar pelo Conselho e gerência da APA, devendo ser analisado e refeito se for preciso.


A APA Fernão Dias possui um Conselho Consultivo, cujo a posse irá ocorrer no próximo dia 27 de abril; embora não dispondo de dados atualizados, temos conhecimento que quando de sua implantação ela contava com uma dotação orçamentária de R$ 780.000,00 para serem aplicados em treze programas de manejo distribuídos entre o quarto trimestre de 1998 até o segundo trimestre de 2000 segundo o próprio Plano de Gestão.

A APA Fernão Dias possui sede própria no município de Camanducaia, da subsede em Monte Verde no Parque do Cadete.

O representante de Gonçalves junto a APA Fernão Dias era a Sra. Danielza, diretora de turismo de nosso Município, sendo que com o desligamento da mesma, desconhecemos até o momento qualquer outra indicação oficial da Prefeitura para representar-nos; um grave erro, pois decisões serão tomadas sem nossa participação e seremos obrigados a acatá-las.

SOS Gonçalves

Um comentário:

  1. É preciso ficar de olho na extração de areia. Isso está provocando assoreamento do rio sapucai mirim.

    ResponderExcluir