terça-feira, 14 de abril de 2009

Reunião COPASA – SIPAM – Dia 16/04/2009 às 19:00 horas

A COPASA, fará realizar no próximo dia 16/04 (quinta feira), na Câmara Municipal de Gonçalves, uma reunião para a apresentação do Projeto SIPAM – Sistema Integrado de Proteção de Mananciais, que terá inicio pelo Bairro do Sertão do Cantagalo.

Conforme Informações obtidas no site da própria Companhia o SIPAM, teve inicio no ano de 1989 e foi desenvolvido através da adesão de parceiros interessados de forma direta ou indireta, na manutenção ou melhoria das condições ambientais de bacias hidrográficas e particularmente nos seus respectivos mananciais. Em nova versão apresenta uma proposta de implicação gradativa dos trabalhos de preservação nas bacias hidrográficas, selecionadas após um diagnóstico conjunto entre as áreas de meio ambiente e operacional sobre os problemas ambientais existentes.

“O conceito do SIPAM é obter a melhoria da gestão ambiental em bacias hidrográficas e os usos múltiplos dos recursos naturais. O programa utiliza a comunicação, a sensibilização e a mobilização ambiental dos usuários da bacia como forma de envolvimento dos diversos agentes sociais em seu desenvolvimento.
O objetivo principal do SIPAM é o de promover a compatibilidade entre as atividades desenvolvidas na bacia hidrográfica com a demanda do abastecimento público de água e a preservação do meio ambiente.
O público-alvo são os moradores e usuários da bacia hidrográfica. Como se trata de um programa participativo e que envolve interesses das comunidades urbanas usuárias da água do manancial após seu tratamento e distribuição, é necessário sua divulgação para a comunidade que reside no município onde o SIPAM será implantado.

Construir relações de parceria é ter interesses comuns, transparência nas relações, circulação de informações e colaboração na construção de concepções. Essa forma de relacionamento, em que os parceiros se articulam e andam ombro a ombro visando uma ação conjunta, é a mais efetiva, quando se busca construir a sustentabilidade ambiental de uma bacia, e o seu progresso e sucesso dependem da qualidade da contribuição dos parceiros.Um dos maiores desafios para o sucesso do SIPAM é buscar construir essa relação com os órgãos públicos locais e regionais. Para isso, a COPASA conta hoje com um Convênio de Cooperação Técnica, firmado com a EMATER, IEF e IMA. Esse convênio prevê a disponibilização, pelas entidades, de técnicos e recursos materiais para investimentos no desenvolvimento e na proteção ambiental de bacias hidrográficas.

Outros instrumentos de cooperação local terão também que ser estabelecidos, notadamente com prefeituras e órgãos públicos municipais, além de entidades não-governamentais, para se obter as parcerias necessárias à consolidação dos trabalhos das comissões de proteção dos mananciais.
Um dos fatores de sucesso para se ter um manancial protegido, além da implantação de um programa de recuperação e preservação com recursos financeiros assegurados, é o desenvolvimento de ação que mantenha o envolvimento permanente dos diversos parceiros. Além disso, é fundamental desenvolver uma gestão interna permanente na empresa, em prol de todos os mananciais a serem preservados, bem como uma gestão externa, com ações que envolvam também, para este fim, as entidades e órgãos interessados na preservação ambiental.

A priorização de um manancial para trabalhos do SIPAM ocorre somente se a bacia hidrográfica possuir área inferior a 150 km2, tendo em vista a dificuldade de serem trabalhadas aquelas com maiores extensões, devido à abrangência dos problemas ambientais.

O processo de priorização para inclusão dos mananciais tem como base o resultado da soma de pontos recebidos pelos mananciais de acordo com tabela de critérios de avaliação.”

Desta forma é de extrema importância a participação de todos na reunião, incluindo ai: proprietários de terras e moradores do Bairro do Sertão do Cantagalo por onde o SIPAM terá inicio; AUTORIDADES: PREFEITO, VICE PREFEITO, VEREADORES, EMATER, CODEMA, ASSOCIAÇÕES INCLUSIVE AS DE BAIRROS, etc., etc. e etc..; para que depois em futuro breve não aleguem desconhecimento.

SOS GONÇALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário