quarta-feira, 1 de abril de 2009

Primeiro de Abril - Dia da Mentira - Gonçalves - Vive Crise da "Água"!!!

Hoje é dia 1º. de Abril, dia da MENTIRA, não se assuste a manchete na realidade foi esta: São Francisco Xavier vive "crise" da água. Este fato aconteceu em outubro de 2008 em nossa vizinha São Francisco Xavier e a qualquer momento se as coisas continuarem acontecendo como vêm em Gonçalves, a manchete e a história poderá ser outra: “GONÇALVES – Minas Gerais vive “crise” da água” COPASA tenta tratar água suja, mas moradores reclamam de “gosto de cloro” e dizem ter perdido sua “maior riqueza” Problema é atribuído a desmate em fazenda por onde passa rio que abastece o município.

Primeiro, a água saiu escura, quase negra. Depois, nenhuma gota nas torneiras. Maria, não teve escolha: fechou seu restaurante e contabilizou os prejuízos. Foram dois dias de espera até que o abastecimento se normalizasse e a água voltasse a ter a aparência cristalina típica das nascentes da serra da Mantiqueira. Moradora de Gonçalves, Minas Gerais, que fica a 190 km de São Paulo e área de proteção ambiental, foi uma das que sofreram com a água suja e com a falta dela no início de outubro. A normalização do abastecimento, porém, não acabou com os problemas.
"Tive de colocar filtro em casa. Está com gosto de cloro. Antes dava para pegar da torneira e beber na mão, era nossa maior riqueza", reclama Maria
O gosto ruim tem motivo: para garantir qualidade mínima, a COPASA (empresa de saneamento básico de Minas Gerais) aplicou o mesmo tratamento dado à água retirada do rio Paraíba do Sul, um dos mais poluídos do Estado de São Paulo.
Típico paraíso ecológico protegido pelo difícil acesso, Gonçalves, vive da Agricultura e do Turismo, prejudicados porque o lugarejo perdeu a fama de ter "água mineral" direto da torneira, afirmam seus moradores.
"Pus a água no balde branco e vi que estava amarela. A sujeira do mato assentava embaixo, como polvilho", lembra o açougueiro “ciclano”, também do distrito. "A gente não tem dinheiro, mas tinha água. Era a melhor coisa que a gente tinha", diz João.
Apesar de a investigação sobre o fim da "água mineral" ainda estar em andamento, moradores dizem que a causa foi a grande quantidade de terra levada pelas chuvas ao Rio Capivari, onde a Copasa capta a água para abastecer a Cidade.
A vegetação que fixava essa terra ao solo foi extraída pelo proprietário da fazenda cortada pelo rio, "A retirada foi malfeita, havia troncos empilhados, muita madeira tombada sobre o Rio Capivari", afirma o engenheiro Alberto, chefe da Divisão de Controle Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Minas Gerais.
De acordo com o Ministério Público, além do eucalipto, foi extraída também parte da vegetação nativa em estágio inicial de regeneração, que protege a serra da Mantiqueira.
O conflito entre o fazendeiro e os moradores de Gonçalves ganhou ares de Velho Oeste. Insatisfeita, a população local chegou a espalhar cartazes pelo distrito estampando a foto do fazendeiro com os dizeres "Persona non grata", culpando-o pela situação da água.
Para o presidente da SAB (Sociedade dos Amigos de Bairros), o maior problema foi a falta de fiscalização do poder público. "Se não fosse pelo desmatamento, isso não teria acontecido. Isso nunca aconteceu antes", afirma.
É claro que nos não queremos que estes fatos venham a acontecer na Nossa Gonçalves; mas com certeza os moradores de São Francisco Xavier, também não queriam que isto lá acontecesse, mas o descaso do Poder Público, que não fiscaliza foi mais uma vez o culpado.

AINDA BEM QUE HOJE É PRIMEIRO DE ABRIL !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário