segunda-feira, 27 de abril de 2009

Raiva Bovina em Gonçalves, ou outra doença que afeta o sistema nervoso do animal?

Nos do SOS Gonçalves tomamos conhecimento de alguns possíveis casos de raiva bovina em Gonçalves, inclusive com pessoas que tiveram contato com animais possivelmente contaminados tendo que fazer tratamento. Tentamos obter informações sobre a realização de necropsia ou até mesmo sobre o encaminhamento de animal doente a serviço de patologia competente ou a emissão de qualquer aviso ou comunicação por parte do Poder Público de Gonçalves (nós tentamos deixar de fora más é impossível) e não existem informações.

Não somos veterinários nem técnicos no assunto, mas conseguimos obter algumas informações a respeito do assunto e vamos repassar por ser de interesse de todos nós, com raríssimas exceções!!!

Infelizmente o comportamento de um grande número de veterinários em relação à ocorrência da raiva em bovinos e a possibilidade desses animais a transmitirem ao homem constitui uma dificuldade para o diagnóstico preciso da doença. Diante de um surto de doença em bovinos com sintomatologia de origem nervosa, via de regra, o veterinário suspeita ou faz diagnóstico de raiva.

Em muitos casos, a suspeita ou o diagnóstico estão corretos, já que a raiva transmitida por morcegos é uma das doenças mais frequentes nessa espécie no Brasil. Por outro lado, no país ocorrem outras doenças que afetam o sistema nervoso e que também são responsáveis por grandes mortandades em bovinos. Isto posto, é fundamental que a atuação dos veterinários e dos órgãos de saúde local seja correta para possibilitar o diagnóstico exato.

Ora! Em se tratando de um surto de enfermidade com sinais clínicos de origem nervosa, os veterinários que trabalham no campo deveriam adotar uma das seguintes condutas:

- Enviar todo o cadáver ou ainda um animal enfermo a um órgão público, para estudo da possível causa “mortis”; ou;

- Abrir o animal, após o sacrifício ou morte natural, e retirar fragmentos de órgãos das cavidades torácica e abdominal, os acondicionando em recipientes com gelo e/ou formalina e os remeterem para o laboratório; retirando inclusive fragmentos do sistema nervoso central.

Entretanto, muitos veterinários, determinam simplesmente que o animal seja sacrificado e enterrado, sem contudo fazerem exame clinico ou neurológico; ou ainda, após a morte natural ou o sacrifício, determinam que se seccione a cabeça do animal e a enviam ou orientam o proprietário, para que a envie a alguma repartição pública ou universidade "para diagnóstico de raiva"; sem entretanto proceder a necropsia.
Ressalta-se que muitos veterinários não fazem exames clínicos, muito menos neurológico no animal; alguns veterinários sequer se aproximam do bovino enfermo ou morto, por medo de "pegarem raiva".

Em vários municípios das Regiões Sudeste e Nordeste, tão logo o animal mostre incapacidade de coordenação dos membros posteriores, o proprietário, com ou sem conhecimento do veterinário manda que o animal seja abatido (às vezes, pelo açougueiro local!) e a carne utilizada em sua propriedade ou comercializada normalmente. A prática do abate e consumo de carne de bovinos com distúrbios de origem nervosa, é óbvio, que deve ser firmemente rejeitada pelo veterinário.

Outrossim, o pretenso grande risco do homem vir a infectar-se a partir do bovino seria ainda maior, se considerarmos que qualquer animal raivoso pode estar eliminando o vírus, via saliva, 4 a 5 dias antes de ter demonstrado qualquer sinal clínico. Tornando-se claro que não há justificativa para não se examinar um bovino, apenas porque suspeita-se que ele possa estar infectado pelo vírus rábico. Primeiramente porque basta que se utilizem luvas no exame desses animais. Em segundo lugar, porque, por esse raciocínio, nenhum bovino deveria ser examinado, de vez que a raiva pode mimetizar várias doenças, ou ainda porque qualquer animal poderia estar eliminando o vírus sem mostrar sintomas.

Desta forma é aconselhável que os proprietários de animais em Gonçalves, mantenham em dia o calendário de vacinação de seus animais, principalmente em relação a raiva, orientando seus funcionários sobre a doença e que qualquer suspeita comunique imediatamente:

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Internet:
http://www.agricultura.mg.gov.br
Endereço: Rua Cláudio Manoel, 1205
Bairro Funcionários
Belo Horizonte – Minas Gerais
CEP 30140-100
Fone: (31)3215-6500
Fax: (31)-3215-6508

Nenhum comentário:

Postar um comentário