quarta-feira, 29 de abril de 2009

Raiva Bovina em Gonçalves, resposta das autoridades estadual.

Com o objetivo de manter cientes aqueles que acompanham nossas postagens e e-mails, gostaríamos de transcrever a comunicação por nós recebida do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária; a comunicação por nós enviada a eles em resposta e a nova resposta deles.

Podemos constatar que mesmo diante da ocorrência de casos prováveis de raiva bovina e contagio de moradores que tiveram contato com os animais e que foram submetidos a tratamento; as autoridades locais mesmo em tratando de doença de COMUNICAÇÃO COMPULSÓRIA, não tomaram nenhuma providencia anteriormente a postagem do SOS Gonçalves.

E-mail do IMA – recebido em 29/04/2009 às 08:16 h:

“Em primeiro lugar, o IMA em Paraisópolis deve ser comunicado para que as medidas necessárias de coleta de material sejam providenciadas. Esclareço que em Gonçalves existe um serviço de controle de morcegos hematófagos sob a supervisão do Escritório Seccional de Paraisópolis e que sempre quando a Dra. Marta foi comunicada, as providências sempre foram tomadas. Anexo mapa com os principais abrigos de morcegos cadastrados e georeferenciados na região. Esse dados são referentes aos trabalhos realizados em 2.006. O numero de abrigos atual é superior e poderá ser obtido no próprio Escritorio seccional de Paraisóplis. O Dr. Gilberto Figueredo visitou o município ontem dia 28 orientando as autoridades locais sobre os procedimentos, e estamos aguardando um relatório da situação encontrada em Gonçalves, mas podemos dizer que não existe uma epeidemia de raiva na região.
Devido aos trabalhos de prevenção da raiva é pouco provável que esteja ocorrendo um surto de raiva o município de Gonçalves.
Márcio”

Resposta ao e-mail do IMA encaminhada pelo SOS Gonçalves em 29/04/2009 às 10:15 h:

“Marcio, bom dia!

Antes de mais nada, obrigado pela pronta resposta. Nossa intenção com a postagem, não foi questionar em hipótese alguma o trabalho desenvolvido pelo IMA, nem tampouco pretendemos causar tumulto ou pânico entre os locais; mas sim esclarecer as formas para prevenção de se evitar o contagio e a propagação da “raiva”; bem como saber se os casos que tomamos conhecimento como sendo de raiva bovina, realmente seriam. Conforme informações que nos foram possíveis obter os animais que teriam apresentado os sintomas teriam sido avaliados apenas através de exame clinico superficial e como sabemos existem outras doenças que afetam o sistema nervoso dos bovinos e teriam os mesmos sintomas. Pretendíamos também alertar as “autoridades de Gonçalves” sobre os procedimentos necessários a serem adotados até mesmo para evitar eventual propagação desta horrível doença que é a “raiva”.
Queremos ainda agradecer a visita do Dr. Gilberto Figueiredo ao nosso Município para orientações às autoridades sobre os procedimentos a serem adotados; bem como dizer que a prevenção da raiva é um desejo comungado por nós do SOS Gonçalves.

Atenciosamente

SOS Gonçalves”


E-mail do IMA em resposta recebido em 29/04/2009 às 10:29 h:

“Bom Dia

Será feito um levantamento de todas as providências tomadas, até o momento o Escritório do IMA em Paraisópolis não foi notificado da ocorrencia de mortes de bovinos na região. Após recebermos o relatório da situação encontrada no município entraremos em contato novamente para relatar as providências tomadas e a situação epidemiológica.

Márcio”


SOS Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário