sexta-feira, 3 de abril de 2009

O bom exemplo vem do lado !!!! Programa conservador das águas

Não sabemos quantos, tiveram a oportunidade de assistir a exibição da reportagem sobre a preservação das águas. Mas muitos Gonçalvenses tem levantado o “problema” para eles é felicidade para o Mundo, de serem obrigados a preservar as áreas de mananciais. A reportagem apresenta a iniciativa tomadas pela Prefeitura Municipal de Extrema, nossa vizinha; que tem pouco mais de 24.000 habitantes que a exemplo da Cidade de Nova York – EUA, criou o programa chamado "Conservador das Águas", que visa a proteção dos recursos hídricos que fornecem água para o sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 50% da população de São Paulo, em parceria com o Programa de Conservação da Floresta Atlântica da The Nature Conservancy (TNC), SABESP e a Agência Nacional de Águas (ANA).

O programa, “Conservador das Águas”, tem por objetivo a implantação do conceito de Pagamento por Serviços Ambientais: “A Prefeitura Municipal compensa financeiramente proprietários rurais que aderem ao projeto, enquanto que os parceiros e também a Prefeitura se encarregam de financiar os custos de recuperação e proteção destas áreas, fundamentais para a conservação das águas em qualidade e quantidade”.
Conforme já mencionamos para a execução do programa, firmaram uma parceria com a TNC, amparada por Lei Municipal de maneira a permitir, ao longo de alguns anos a assistência técnica e o apoio financeiro aos proprietários rurais da sub-bacia das Posses, para que esses possam recuperar e preservar suas Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), bem como recobrir a vegetação local, proteger os mananciais, fazer o saneamento ambiental e conservar o solo. Por meio dessas medidas, a Prefeitura espera conseguir, no prazo estipulado, a implementação de micro-corredores ecológicos, a redução da poluição decorrente dos processos erosivos e da falta de saneamento ambiental, e a proteção dos recursos hídricos da bacia

Em síntese, produtores rurais, sitiantes e fazendeiros recebem do município para cuidar bem das nascentes que ficam em suas propriedades. O orçamento do programa gira em torno de R$ 20 mil por mês. Um custo baixo, considerado o alcance do projeto e não é prefeitura de Extrema que banca sozinha.
Boa parte do dinheiro vem de parceiros que acreditaram na idéia. Aliás, um dos parceiros foi quem concebeu a idéia do agricultor como produtor de água. É a ANA – Agência Nacional das Águas, órgão do Governo Federal, cujo gerente de conservação é o agrônomo Devanir Garcia dos Santos.

Vídeo 1 – Brasil – Extrema




Vídeo 2 – Brasil – Extrema





Um pouco mais distante daqui, em Nova York, pouca gente sabe de uma das coisas mais preciosas que a cidade tem. É a excelente qualidade da água. Graças a uma bem bolada parceria com fazendeiros e proprietários de terra, Nova York ainda não tem estação de tratamento, só de filtragem. As pessoas bebem água pura da montanha e direto da torneira.

A prefeitura lá também paga para os fazendeiros cuidarem bem dos córregos, rios e nascentes das águas que vão direto para o consumo na cidade. Nova York já gastou até hoje 1,5 bilhões de dólares no projeto e fez uma economia de mais de 10 bilhões de dólares evitando a construção de estações de tratamento de água.
Estão vendo a diferença? Enquanto por aqui prefeitos e vereadores querem escrever seu nome na história construindo praças e nomeando ruas, fora daqui políticos de verdade escrevem seu nome para toda a humanidade com projetos úteis e inteligentes.

Vídeo 1 – Nova York




Vídeo 2 – Nova York


Nenhum comentário:

Postar um comentário