quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Gonçalves!

Calma! Para aqueles que acham que o SOS Gonçalves tem orgulho apenas em divulgar as coisas que vão mal em Nossa Gonçalves, temos uma boa noticia. Com base nas informações do Ministério da Educação e Cultura, atualizadas em 16 de setembro de 2008, a Rede Municipal de Gonçalves teve um Ideb observado no ano de 2007, de 5,1, para os anos iniciais do ensino.

Simplificando: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. Este indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do
Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita de ano e freqüente a sala de aula.

Desta forma, os pais e responsáveis podem acompanhar o desempenho da escola de seus filhos, bastando verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O Ideb é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

A meta projetada para Gonçalves em 2007 era de 4,1; sendo que o índice de 5,1 atingido estava previsto para ser alcançado no ano de 2013.

Desta forma, parabenizamos os Professores e Especialistas da Rede Municipal de Ensino, lembrando que neste ano de 2009, o Índice será medido novamente.

Fonte: Site do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário